Make your own free website on Tripod.com

Ciganos

Culinária Cigana
Home
Origem
Tradições
Santa Sara
Medicina dos Ciganos
Magia Cigana
Culinária Cigana
Dança
Curiosidades
Contato Sibyla Rudana

COZINHA CIGANA

 O saboroso TchÁyo Romanó, é um chá cigano tradicional passado de mãe para filha. É um dos mais belos rituais ciganos, onde se evocam as forças da Natureza para  trazer saúde, amor, força, prosperidade e alegria. Seus ingredientes mudam a cada receita, mas alguns se mantém em todas elas.

 

Tcháyo Romanó

 

Ingredientes da Tintura

Chá preto natural

pedacinhos de canela

cravos-da índia

3 favas de cardamomo (opcional)

1 pedacinho de casca de limão branco

1 dose de uísque

 

Frutas para maceração

pedacinhos de damascos secos

fatias finas de limão branco sem casca

fatias de uvas rosé

pedacinhos de maçã vermelha

pedacinhos de ameixas ou morangos

 

Fazendo o Chá

Em um litro de água fervente, coloque todos os ingredientes da tintura, exceto o uísque. Desligue o fogo, abafe o recipiente e deixe esfriar. Acrescente o uísque quando for servir

 

A MAGIA DO CHÁ

 

Na hora de servir, coloque as frutas num copo de vidro, e amasse-as com um talher. Depois, acrescente a uma pequena porção da tintura e amasse mais um pouco. Em seguida, coloque esta mistura numa tigelinha de sobremesa, que os ciganos chamam de tiaritza, e acrescente água fervente. Se desejar, adoce com mel. Enquanto você amassa as frutas, procure estar em sintonia com os céus e atraia para você a realização de seus desejos.

 

Para acompanhar o chá, sirva biscoitos, pãezinhos, frios, bolos e tortas.

 

Rigo Jancsi

 

         Esta famosa tortilha leva o nome do cigano húngaro Rigo Jancsi  que raptara uma princesa por amor. No casamento dos dois, serviu-se a torta em homenagem aos noivos, pois era o doce predileto de Rigo, com o qual presenteava sua amada. O nome Rigo Jancsi significa João Canário.

 

Ingredientes

8 colheres de sopa de manteiga

13 colheres de sopa de açúcar

4 ovos

1 xícara de chá de farinha de trigo

3 colheres de sopa de cacau em pó

100 gramas de chocolate  em barra

4 xícaras de chá de creme de leite sem soro

30 gramas de geléia de damasco

150 gramas de chocolate meio amargo derretido

Modo de Fazer

Misture 8 colheres de manteiga e  três  colheres de sopa da açúcar, até formar um creme. Bata as quatro claras em neve, com 5 colheres de sopa de açúcar, e junte ao creme. Depois, acrescente 1 xícara de farinha de trigo e 3 colheres de sopa de cacau em pó. Estenda a massa numa espessura de cerca de 2 cm e coloque numa assadeira redonda média, coberta com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 220º C. Quando a massa estiver assada, polvilhe sua superfície com farinha de trigo e vire-a, retirando o papel e deixando-a esfriar. Agora, derreta o chocolate em banho-maria. Ferva o creme de leite e espere esfriar. Depois bata-o com 5 colheres de açúcar até o ponto de chantili. Acrescente ao chocolate quente, aos poucos, batendo sempre para não encaroçar. A seguir, corte a massa em duas partes iguais e uma delas cubra com geléia de damasco e depois com o chocolate derretido. Cubra a outra metade da massa com o chantili misturado ao chocolate. Em seguida, junte as duas metades e cubra a torta com chocolate derretido em creme de leite e guarde na geladeira.