Make your own free website on Tripod.com

Ciganos

Santa Sara
Home
Origem
Tradições
Santa Sara
Medicina dos Ciganos
Magia Cigana
Culinária Cigana
Dança
Curiosidades
Contato Sibyla Rudana

srb.jpg
 Essa imagem é assinada por Flory Menezes, para Myriam Corrêa e presenateada posteriormente à Sibyla Rudana. A escultura foi levada à França para uma consagração especial.

Santa Sara,

A Virgem Negra dos Ciganos

Mãe, irmã, padroeira e rainha de todos os ciganos do mundo, Santa Sara ganhou o coração dos brasileiros.

 

Santa Sara é a mãe, rainha e padroeira de todos os ciganos do mundo. Seu santuário está localizado na Igreja de Notre Dame de La Mer, na cidade provençal de Saintes-Marie-de-la-Mer, sul da França, numa cripta, localizada sob o altar-mór da igreja-fortaleza. A imagem da Virgem Negra tem os braços estendidos ao longo do corpo e já foi substituída algumas vezes. Todos os anos, ciganos de todas as partes do mundo peregrinam até a pequena cidade, às margens do Mar Mediterrâneo, para louvar Virgem Sara, numa festa emocionante. Conheça o poder de Santa Sara e uma oração autêntica rezada em sue santuário francês, para evocá-la.

 

 

A História Sagrada

 

Conta a história sagrada que pelos anos 44 e 45 de nossa Era, Herodes Agrippa perseguiu e condenou um grupo de amigos de Jesus à morte. Em cumprimento da sentença, o grupo de cristãos foi levado ao mar da Palestina e colocado numa barca, sem remos, sem provisões e sem água. Esta  frágil embarcação vinda da Terra Santa chega milagrosamente ao sul da atual França, exatamente no campo romano chamado “L´oppidum Râ”.

Na pequena barca, chegaram Maria Salomé, mãe do apóstolo Tiago, o Maior; Maria Jacobé, prima da Virgem Maria e mãe do apóstolo João; Lázaro e suas irmãs Marta e Maria Madalena, Maximino, Sidônio, o cego de Jericó e Virgem Sara Kali, a escrava negra de Maria Jacobé e Maria Salomé.

Conta a tradição que a serva Sara se juntou aos cristãos espontaneamente, pois ela não havia sido condenada, embora tivesse se tornado cristã. Quando a barca avançava mar adentro, Sara suplicou que a levassem. Um milagre a fez chegar até o barco: sobre o manto que Maria Salomé atirou sobre as águas para auxiliá-la, Sara caminhou e alcançou a barca. Muitas outras histórias são contada sobre a origem de Santa Sara. Uma delas diz que Sara era uma abadessa egípcia, moradora de Camargue, que apiedou-se dos santos e ajudou-os a construir o primeiro oratório da região. Outra conta que Sara era uma sacerdotisa celta. Também dizem que ela era uma rainha negra de grande poder.

Tantas versões são explicadas pelo número de colônias das antigas civilizações fenícia, grega, celta e egípcia que até os dias de hoje existem em Camargue. Assim, poetas e escritores passam adiante a história que ouviram de seu próprio povo, eternizando o mistério que envolve Santa Sara e amor dos ciganos por sua verdadeira Rainha.

 

O Mistério dos Mantos de Santa Sara

 

Todos os dias 24 de maio, uma grande multidão de ciganos de todas as partes do mundo, se reúnem na cidadezinha francesa de Saintes-Maries-de-la Mer, às margens do Mediterrâneo, para louvar sua rainha e protetora. Sara, a Negra ou a Kali, é levada pelas ruas da cidade, coberta de mantos de diversas cores, ao som dos violinos e das alegres músicas ciganas. Com ela chegam ao Mar e entram na água para recordar sua história.

Os mantos de Santa Sara escondem sua verdadeira forma. As mãos livres estendidas para frente, lembra que ela, Sara, está sempre disposta a amparar-nos, um vestido azulado que se abre e se funde com com as águas do mar, como se tivesse caminhando sobre as águas.

Oferecer um manto a Santa Sara faz parte de seu culto. Os mantos são para agradecer uma graça alcançada e os ciganos relacionam as cores ao benefícios de cada uma delas.

Conheça você também esta relação mística das cores dos principais mantos de Virgem Sara.

 

Branco - Paz de espírito. Casamento. Agradecimento.

Azul - Proteção. Luz espiritual. Poder intuitivo. Filhos.

Rosa - Amor. Compaixão. Maternidade.

Verde - Saúde. Agradecimento por bens adquiridos. Vitalidade.

Lilás - Carinho. Amor correspondido.

Púrpura - Agradecimento por prestígio e vantagens profissionais.

Amarelo ou dourado - Louvores. Agradecimento por vitórias alcançadas.

Prateado - Para atrair benefícios através dos anjos e santos.

 

Conheça a proteção de Virgem Sara

 

Oração

 

Milagroso Canto à Santa Sara

 

Farol do meu caminho!

Facho de Luz!

Paz!

Manto protetor! Suave conforto!

Amor! Hino de alegria!

Abertura dos meus caminhos!

Harmonia!

Livra-me dos cortes!

Afasta-me das perdas!

Dai-me a sorte!

Faz da minha vida um hino de alegria!

E aos teus pés me coloco, minha Sara,

Minha Virgem Cigana!

Toma-me como oferenda e me faz de flor profana o mais puro lírio

que orna e traz bons presságios à Tenda.

Salve, Virgem Sara! Salve, Virgem Sara! Salve, Virgem Sara!

 

*Reza-se o Milagroso Canto a Virgem Sara durante 9 dias seguidos, com uma vela prateada acesa para cada dia., na mão direita, depois disso, coloca-se num castiçal. Esta oração foi ensinada por Antor, sábio cigano e amigo e está sendo distribuída em Saintes-Maries-de-la-Mer, único santuário da santa.

 

 

A IMAGEM DE VIRGEM SARA

 

A imagem peregrina de Virgem Sara foi esculpida pela artista plástica Flory Menezes, a pedido de Myriam Correa e, posteriormente oferecida a Sibyla Rudana. A réplica da escultura da Virgem Sara, é fiel à original que se encontra no Museu Cigano de Saintes-Maries-de-la-Mer, sendo então a primeira escultura da Santa conhecida em toda a Europa. A réplica brasileira foi levada a cripta de Saintes-Maries-de-la-Mer onde foi consagrada.

Você pode realizar uma peregrinação em sua cidade, basta contactar Sibyla Rudana (21-2435-6066).